sexta-feira, 27 de julho de 2007

Escuta Zé ninguém - Você já leu Wilhelm Reich (LINK PARA O LIVRO)

Um dos melhores livros que li se chama Escuta Zé Ninguém, do Wilhelm Reich. Linha Reicheana, em terapia, vem dele. Ele é mais um dos "caras"!!
Abaixo um trecho. Recomento a leitura.
Acesso o livro no link acima.
Saudações.


"Zé Ninguém. Tens medo de olhar para ti próprio, tens medo da crítica, tal como tens medo do poder que te prometem e que não saberias usar. Nem te atreves a pensar que poderias ser diferente: livre em vez de deprimido, direto em vez de cauteloso, amando às claras e não mais como um ladrão na noite. Tu mesmo te desprezas, Zé Ninguém, Dizes: “Quem sou eu para ter opinião própria, para decidir da minha própria vida e ter o mundo por meu?” E tens razão: Quem és tu para reclamar direitos sobre a tua vida? Deixa-me dizer-te.
Diferes dos grandes homens que verdadeiramente o são apenas num ponto: todo o grande homem foi outrora um Zé Ninguém que desenvolveu apenas uma outra qualidade: a de reconhecer as áreas em que havia limitações e estreiteza no seu modo de pensar e agir. Através de qualquer tarefa que o apaixonasse, aprendeu a sentir cada vez melhor aquilo em que a sua pequenez e mediocridade ameaçavam a sua felicidade. O grande homem é, pois, aquele que reconhece quando e em que é pequeno. O homem pequeno é aquele que não reconhece a sua pequenez e teme reconhecê-la; que procura mascarar a sua tacanhez e estreiteza de vistas com ilusões de força e grandeza, força e grandeza alheias. Que se orgulha dos seus grandes generais, mas não de si próprio. Que admira as idéias que não teve, mas nunca as que teve. Que acredita mais arraigadamente nas coisas que menos entende, e que não acredita no que quer que lhe pareça fácil de assimilar.

Aikidô

合気道

OS CINCO ESPIRITOS DO AIKIDO

Lendo Penrod se pode comprovar como lentamente os conceitos espirituais japoneses ensinados no Aikido, vão sendo introduzidos no Ocidente e compreendidos perfeitamente em sua essência. O foco deste artigo é insistir para professores e alunos de Aikido que existem 5 estados mentais que se deve buscar na prática do Aikido ,e do Budo em geral, que os antigos praticantes chamavam de : “Os espíritos do Budo” , a saber; shoshin, zanshin, mushin, fudoshin, e senshin. Estes conceitos tradicionais que são também ensinados no ZEN, prática que dominou no passado a elite marcial, e são geralmente ignorados nos dojo modernos de Aikido principalmente por aqueles que se preocupam apenas com movimentos e técnicas físicas. Embora o Aikido tenha em sua base o xintoísmo, o sincretismo existente na cultura japonesa trouxe estas informações automáticamente para os professores e praticantes e frequentemente os vemos ser mencionados em aulas e documentos inscritos. O Aikidoista que se esforçar para compreender as lições destes 5 espíritos para que sua mente e emoções amadureçam e assim possam se tornar seres humanos fortes e competentes e suas técnicas realmente sejam eficientes em termos marciais. Quem não aprender a assumir estas atitudes mentais sempre manifestará uma falha em seu desempenho seja no tatame, seja na vida na solução dos problemas cotidianos.
SHOSHIN
O estado de shoshin é aquele da mente de principiante.
É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de shoshin é essencial para se continuar o aprendizado e mesmo para aprender, é preciso se livrar de preconceitos. Morihei Ueshiba , o Fundador do Aikido , uma vez disse, “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas sozinho”. Ou seja o aikidoista deve ter um papel ativo em cada aula que participa , observando com a mente shoshin, para conseguir descobrir os segredos na técnica que o mestre está mostrando mas que não dá explicações verbais. Muitos pseudo professores de Aikido, assumem a condições de sábios e esquecem de serem alunos, e de que é indispensável continuar pesquisando e estudando sempre com a mente aberta e com humildade para se desenvolver .
ZANSHIN
O espírito de zanshin é o estado do mental onde permanecemos atentos continuadamente. É frequentemente descrito como um estado continuado de atenção aumentada e de decisão. Mas o verdadeiro zanshin é um estado de foco ou concentração antes, durante e depois da execução de uma técnica, em que uma ligação ou conexão entre o uke e o nage é mantida sem sequer um instante de desatenção. Zanshin é o estado da mente que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas a um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo a um contexto completo levanto em conta o espaço, e o tempo de determinado evento. Muitos praticantes mal orientados, treinam sem marcialidade, e por isto ficam desatentos durante os treinamentos deixando de praticar este aspecto I imprescindível para o progresso. Insistimos que a arte devesse ser praticada com “Marcialidade” para atingir a iluminação e assim forçando os alunos a desenvolver “zanchin” e os demais estados mentais aqui descritos.
MUSHIN
Mushin é definido como a mente de “Não mente, uma mente sem ego. Uma mente como um espelho que reflete e não julga”. O termo original era “mushin no shin”, que significa “mente da não mente” é um estado mental sem medo, raiva ou ansiedade pois não julga. Ou seja, quando julgamos algo, perturbarmos a compreensão da verdade que é imparcial e reflete a vontade do Universo.
FUDOSHIN
Fudoshin, é um estado mental em parte derivado de mushin a meu ver, descrevendo a mente que não é abalada e um espírito que não se move apesar de energias contrárias . É a coragem e a estabilidade demonstradas mentalmente e fisicamente. Fudoshin descreve um estado mental e emocional, que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas. É capaz de receber um ataque forte e manter a postura e o equilíbrio. Recebe e devolve com leveza, está firmemente aterrado e determinado, e assim reflete a agressão de volta à sua fonte ou a dissipa. Estes dois estados tecnicamente são descritos no Aikido como Irimi e Tenkan.
SENSHIN
Senshin é o espírito que transcende os primeiros quatro estados da mente. É um espírito que protege e se harmoniza com o universo. Senshin é um espírito de compaixão que abraça e serve a toda a humanidade e cuja função é reconciliar e dissipar a discórdia no mundo. Ele considera que todos os tipos de vida são sagrados. É e mente de Buda e é a percepção do Fundador do AIkido e a razão para o treinamento do Aikido. È por esta razão que o Fundador do Aikido disse que quem aprende este Caminho não mais terá inimigos. Aceitar completamente o senshin é essencialmente a mesma coisa que se tornar iluminado, e pode ir muito além da abrangência do treinamento diário do Aikido no Dojo e trata-se de se ver e viver a realidade.

Os primeiros 4 estados mentais são provavelmente atingíveis por qualquer aluno sério que tenha um bom professor e realmente esteja determinado a atingir a meta A saber:
Shoshin pode libertar o aluno dos preconceitos lhe permitindo o aprendizado do novo que não sabe, dando-lhe assim a visão para enxergar o que ele não poderia ver antes.
Zanshin pode aumentar a atenção total para a percepção , melhorando evidentemente o treinamento de defesa pessoal e o vislumbre de oportunidades.
Mushin pode liberar a ansiedade do aikidoista quando está sob julgamento, capacitando-o para uma performance melhor durante qualquer tarefa permitindo-lhe manter a calma e atingir Fudoshin.
Fudoshin, pode nos dar confiança para enfrentar o medo frente às contrariedades da vida, seja em face de ataques físicos esmagadores bem como manter a calma em situações estressantes. O Aikidoista sério deve encontrar formas de incorporar estes estados mentais em seu treinamento diário para que seu treino possa realmente ser chamado de espiritual e deixar de ser apenas uma ginástica, ou uma dança. O mestre competente estará sempre atento observando a mente de seus alunos e mostrando estas suas falhas na medida que aparecem durante o treino. Uma boa forma é manter o lema de que a arte do Aikido visa a iluminação espiritual usando uma arte marcial eficiente como ferramenta para atingir este objetivo. O Aikido precisa ser praticado como uma arte marcial, isto não significa que tenha que ser violento, e deve-se deixar claro que a razão desta marcialidade, é principalmente para abrir as mentes e corações dos praticantes de forma que possam aumentar suas consciências e assim viverem de forma mais produtiva e harmoniosa, enfim, serem realmente felizes!