sexta-feira, 27 de julho de 2007

Aikidô

合気道

OS CINCO ESPIRITOS DO AIKIDO

Lendo Penrod se pode comprovar como lentamente os conceitos espirituais japoneses ensinados no Aikido, vão sendo introduzidos no Ocidente e compreendidos perfeitamente em sua essência. O foco deste artigo é insistir para professores e alunos de Aikido que existem 5 estados mentais que se deve buscar na prática do Aikido ,e do Budo em geral, que os antigos praticantes chamavam de : “Os espíritos do Budo” , a saber; shoshin, zanshin, mushin, fudoshin, e senshin. Estes conceitos tradicionais que são também ensinados no ZEN, prática que dominou no passado a elite marcial, e são geralmente ignorados nos dojo modernos de Aikido principalmente por aqueles que se preocupam apenas com movimentos e técnicas físicas. Embora o Aikido tenha em sua base o xintoísmo, o sincretismo existente na cultura japonesa trouxe estas informações automáticamente para os professores e praticantes e frequentemente os vemos ser mencionados em aulas e documentos inscritos. O Aikidoista que se esforçar para compreender as lições destes 5 espíritos para que sua mente e emoções amadureçam e assim possam se tornar seres humanos fortes e competentes e suas técnicas realmente sejam eficientes em termos marciais. Quem não aprender a assumir estas atitudes mentais sempre manifestará uma falha em seu desempenho seja no tatame, seja na vida na solução dos problemas cotidianos.
SHOSHIN
O estado de shoshin é aquele da mente de principiante.
É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de shoshin é essencial para se continuar o aprendizado e mesmo para aprender, é preciso se livrar de preconceitos. Morihei Ueshiba , o Fundador do Aikido , uma vez disse, “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas sozinho”. Ou seja o aikidoista deve ter um papel ativo em cada aula que participa , observando com a mente shoshin, para conseguir descobrir os segredos na técnica que o mestre está mostrando mas que não dá explicações verbais. Muitos pseudo professores de Aikido, assumem a condições de sábios e esquecem de serem alunos, e de que é indispensável continuar pesquisando e estudando sempre com a mente aberta e com humildade para se desenvolver .
ZANSHIN
O espírito de zanshin é o estado do mental onde permanecemos atentos continuadamente. É frequentemente descrito como um estado continuado de atenção aumentada e de decisão. Mas o verdadeiro zanshin é um estado de foco ou concentração antes, durante e depois da execução de uma técnica, em que uma ligação ou conexão entre o uke e o nage é mantida sem sequer um instante de desatenção. Zanshin é o estado da mente que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas a um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo a um contexto completo levanto em conta o espaço, e o tempo de determinado evento. Muitos praticantes mal orientados, treinam sem marcialidade, e por isto ficam desatentos durante os treinamentos deixando de praticar este aspecto I imprescindível para o progresso. Insistimos que a arte devesse ser praticada com “Marcialidade” para atingir a iluminação e assim forçando os alunos a desenvolver “zanchin” e os demais estados mentais aqui descritos.
MUSHIN
Mushin é definido como a mente de “Não mente, uma mente sem ego. Uma mente como um espelho que reflete e não julga”. O termo original era “mushin no shin”, que significa “mente da não mente” é um estado mental sem medo, raiva ou ansiedade pois não julga. Ou seja, quando julgamos algo, perturbarmos a compreensão da verdade que é imparcial e reflete a vontade do Universo.
FUDOSHIN
Fudoshin, é um estado mental em parte derivado de mushin a meu ver, descrevendo a mente que não é abalada e um espírito que não se move apesar de energias contrárias . É a coragem e a estabilidade demonstradas mentalmente e fisicamente. Fudoshin descreve um estado mental e emocional, que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas. É capaz de receber um ataque forte e manter a postura e o equilíbrio. Recebe e devolve com leveza, está firmemente aterrado e determinado, e assim reflete a agressão de volta à sua fonte ou a dissipa. Estes dois estados tecnicamente são descritos no Aikido como Irimi e Tenkan.
SENSHIN
Senshin é o espírito que transcende os primeiros quatro estados da mente. É um espírito que protege e se harmoniza com o universo. Senshin é um espírito de compaixão que abraça e serve a toda a humanidade e cuja função é reconciliar e dissipar a discórdia no mundo. Ele considera que todos os tipos de vida são sagrados. É e mente de Buda e é a percepção do Fundador do AIkido e a razão para o treinamento do Aikido. È por esta razão que o Fundador do Aikido disse que quem aprende este Caminho não mais terá inimigos. Aceitar completamente o senshin é essencialmente a mesma coisa que se tornar iluminado, e pode ir muito além da abrangência do treinamento diário do Aikido no Dojo e trata-se de se ver e viver a realidade.

Os primeiros 4 estados mentais são provavelmente atingíveis por qualquer aluno sério que tenha um bom professor e realmente esteja determinado a atingir a meta A saber:
Shoshin pode libertar o aluno dos preconceitos lhe permitindo o aprendizado do novo que não sabe, dando-lhe assim a visão para enxergar o que ele não poderia ver antes.
Zanshin pode aumentar a atenção total para a percepção , melhorando evidentemente o treinamento de defesa pessoal e o vislumbre de oportunidades.
Mushin pode liberar a ansiedade do aikidoista quando está sob julgamento, capacitando-o para uma performance melhor durante qualquer tarefa permitindo-lhe manter a calma e atingir Fudoshin.
Fudoshin, pode nos dar confiança para enfrentar o medo frente às contrariedades da vida, seja em face de ataques físicos esmagadores bem como manter a calma em situações estressantes. O Aikidoista sério deve encontrar formas de incorporar estes estados mentais em seu treinamento diário para que seu treino possa realmente ser chamado de espiritual e deixar de ser apenas uma ginástica, ou uma dança. O mestre competente estará sempre atento observando a mente de seus alunos e mostrando estas suas falhas na medida que aparecem durante o treino. Uma boa forma é manter o lema de que a arte do Aikido visa a iluminação espiritual usando uma arte marcial eficiente como ferramenta para atingir este objetivo. O Aikido precisa ser praticado como uma arte marcial, isto não significa que tenha que ser violento, e deve-se deixar claro que a razão desta marcialidade, é principalmente para abrir as mentes e corações dos praticantes de forma que possam aumentar suas consciências e assim viverem de forma mais produtiva e harmoniosa, enfim, serem realmente felizes!

Nenhum comentário: